O que um médico precisa saber antes do primeiro preenchimento
Antes do primeiro preenchimento com ácido hialurônico, o médico precisa ter cinco coisas resolvidas: o mapa vascular da região que vai tratar, a hialuronidase na sala com um protocolo que ele já treinou, uma leitura honesta do que a aspiração mostra e do que ela não mostra, um primeiro caso escolhido para ser fácil e uma lista de quem recusar. A técnica de cada região vem depois. Esta página trata do preparo que precisa existir antes de a primeira seringa ser aberta.
Por que o preenchimento pede outro tipo de preparo
Na toxina botulínica, o pior cenário habitual é uma pálpebra ou uma sobrancelha que cai por algumas semanas. No preenchimento, o evento que importa é vascular: o gel dentro de uma artéria, ou comprimindo-a por fora, pode levar a necrose de pele, perda visual ou acidente vascular. A revisão de Kamrani e colaboradores (2026, Dermatol Surg) resume a escala do problema: complicações graves aparecem em menos de 0,01% dos sítios de injeção, e a oclusão vascular é a mais temida. O número é pequeno, mas quem injeta por anos vai encontrá-lo; a diferença entre um susto e uma sequela está no que já estava pronto na sala.
Há uma razão para o primeiro preenchimento ser de ácido hialurônico, e não de bioestimulador. Na revisão sistemática de Hong e colaboradores (2025, J Cosmet Dermatol), com 50 estudos incluídos, os autores recomendam o ácido hialurônico para quem está começando justamente pela reversibilidade: o gel pode ser degradado pela hialuronidase. Bioestimuladores, que não se desfazem dessa forma, ficam para depois, com mais horas de mão.
Anatomia vascular: o mapa vem antes do produto
O iniciante costuma estudar a região pela estética (onde falta volume) e só depois pela segurança (o que passa ali). A ordem precisa inverter. Para cada região que pretende tratar, o médico deve conseguir responder sem consultar o atlas: qual artéria passa ali, em que plano ela corre, onde ela é mais superficial e em que profundidade o produto vai ficar.

Um estudo japonês dá a dimensão prática disso. Nishikawa e colaboradores (2023, Aesthet Surg J) revisaram 41.775 casos de preenchimento com ácido hialurônico em uma rede de clínicas e encontraram 29 complicações precoces, das quais 18 foram comprometimento vascular. Os 13 pacientes com complicação após injeção no sulco nasogeniano tiveram, todos, comprometimento vascular, e os autores ligam o achado à artéria facial correndo paralela ao sulco, um trajeto que descrevem como comum em populações asiáticas. A experiência média dos injetores envolvidos era de 28,7 meses. A conclusão deles é a mesma que serve a qualquer iniciante: conhecimento anatômico preciso, seleção de paciente e técnica adequada são exigência, não detalhe.
O mapa completo, região por região, está em anatomia vascular da face para injetáveis, e as zonas onde o erro custa mais caro, em zonas de risco vascular da face. Antes do primeiro paciente, basta dominar de verdade a região que será tratada, e não o rosto inteiro pela metade.
Hialuronidase na sala, e não no fornecedor
O protocolo de oclusão não começa quando a pele fica pálida. Começa no dia em que o consultório monta a caixa. Antes da primeira seringa de ácido hialurônico, o médico deve ter:
- hialuronidase em estoque, dentro da validade, em quantidade pensada para uma oclusão, e não só para corrigir um nódulo;
- material para reconstituir e aplicar na mesma caixa, para não procurar nada no momento crítico;
- o protocolo impresso e já ensaiado, com a sequência de reconhecimento, aplicação e reavaliação;
- um contato de referência para o cenário visual, que não espera.
Kamrani e colaboradores colocam o reconhecimento rápido e a hialuronidase em dose alta no centro do manejo da oclusão. As doses por cenário estão em dose de hialuronidase por cenário; o mecanismo e os sinais iniciais, em oclusão vascular por ácido hialurônico; a lista completa da bandeja, em tabela de materiais para preenchimento e toxina. O ponto aqui é de ordem: sem a caixa pronta, não há primeiro paciente.
Aspiração: a conduta da casa e os limites do teste
Na conduta do Dr. Thiago Perfeito, com preenchedor e com bioestimulador, aspira-se sempre antes de injetar; em calibres finos, de 29 a 30G, a aspiração é mantida por mais tempo. O iniciante deve aprender a aspirar e, no mesmo dia, aprender o que o teste não garante. Três estudos ajudam a calibrar essa leitura.
- Com que frequência a aspiração dá positivo. Nikolis e colaboradores (2025, Aesthet Surg J) registraram 5.106 aspirações em 1.007 pacientes, em 14 clínicas de 9 países, com o êmbolo puxado devagar e mantido por pelo menos 5 segundos. Houve 35 aspirações positivas, ou 0,69%, com variação entre investigadores de 0% a 6,72%. O teste acha sangue de vez em quando, e o resultado muda de mão para mão.
- Quando o negativo é falso. Moon e colaboradores (2021, Aesthet Surg J) montaram um sistema pressurizado para imitar pressão arterial e venosa e repetiram o teste em coelhos. Com agulha de 30G preenchida pelo próprio gel, houve resultados falso-negativos dentro do vaso, tanto no modelo quanto no animal; com a luz da agulha preenchida por soro ou ar, o teste deu positivo.
- A ponta não fica parada. Lin e colaboradores (2022, Aesthet Surg J) filmaram por ultrassom a ponta da agulha de três injetores, em tecido de barriga de porco, durante a aspiração e a injeção. Aspirar fez a ponta recuar de 1,1 a 5,3 mm (média de 2,9 mm), e injetar a fez avançar de 0,6 a 4,1 mm (média de 1,9 mm), deslocamentos da ordem do calibre dos vasos faciais. A aspiração com as duas mãos e a experiência do injetor reduziram o movimento.
A meta-análise de Kapoor e colaboradores (2021, Dermatol Ther) acrescenta que o tempo necessário para o sangue aparecer se associa à elasticidade do gel (G'), à coesividade e à área da luz da agulha. Em outras palavras, o produto e o calibre mudam o teste. A leitura prática para o primeiro paciente: aspirar, com a mão estável, e tratar o resultado negativo como uma camada de proteção entre outras. As outras são alíquota pequena, injeção lenta e com pressão baixa, plano conhecido e atenção à pele durante cada depósito.

O primeiro caso: fácil de propósito
O primeiro paciente de preenchimento não é a amiga que quer lábio, olheira e nariz na mesma tarde. A revisão de Kazin e Bertucci (2026, Dermatol Surg) agrupa têmpora, nariz, lábio e mandíbula como regiões de alto impacto e alto risco, que pedem anatomia regional, volumes conservadores, alíquotas pequenas, injeção lenta e com pressão baixa e acesso a protocolo de complicação. A glabela, que não está nessa lista, tem página própria pelo risco visual (glabela e risco de cegueira), e o sulco nasogeniano, como mostrou o estudo japonês, segue a artéria facial de perto. Um bom primeiro caso costuma reunir:
- perda de volume leve a moderada numa única região, cuja anatomia o médico já estudou camada por camada;
- pele íntegra, sem infecção ou lesão ativa no local;
- nenhum preenchedor anterior, ou preenchedor anterior conhecido (produto, data e região registrados);
- expectativa que cabe numa sessão conservadora, com retorno marcado para reavaliar;
- volume pequeno, abaixo do que a paciente pediria, com a conversa sobre complementar depois.
A anatomia da região malar, uma das mais estudadas para quem começa no terço médio, está em anatomia da região malar para preenchimento. O excesso de volume, que é o erro mais comum de quem quer agradar na primeira vez, tem página própria: síndrome da face sobrepreenchida.
Quem recusar ou adiar
Dizer não protege o paciente e a curva de aprendizado. Antes de abrir a agenda, a lista de recusa deve estar escrita:
- Infecção ou inflamação ativa na área. O paciente volta com a pele íntegra.
- Preenchedor anterior desconhecido. Sem saber se o produto é ácido hialurônico, bioestimulador ou material permanente, não há como prever a interação nem contar com a hialuronidase. Material permanente, como PMMA ou biopolímero, muda o planejamento inteiro e não é caso para o início da prática.
- Expectativa que o produto não alcança, ou preocupação desproporcional com um defeito mínimo. O roteiro de anamnese que separa esses pacientes está em consulta estética e anamnese; a lista geral de recusas de injetáveis, em quando não aplicar um injetável.
- Gestação e amamentação. É procedimento eletivo, e pode esperar.
- Pedido de região de alto risco no primeiro mês de prática: nariz, glabela e sulco lacrimal profundo entram depois, com supervisão.
Documentar antes de tratar
O termo de consentimento é por escrito, assinado antes da aplicação, e descreve o que o ácido hialurônico faz, quanto tempo costuma durar, que ele pode ser degradado com hialuronidase e quais eventos adversos são conhecidos, do hematoma à oclusão vascular, em linguagem clara. A fotografia segue o mesmo princípio de qualquer procedimento estético: luz, distância, zoom, fundo e posição da cabeça padronizados ao máximo, em repouso e em expressão, para que a foto do retorno se compare com a de antes.
No prontuário, no mesmo dia: produto, lote, volume por região, plano, instrumento e calibre, e a resposta à aspiração. É esse registro que permite reavaliar o resultado, planejar a complementação e, se algo acontecer, agir sabendo exatamente o que foi injetado e onde.
Checklist · Antes da primeira seringa de ácido hialurônico
- Anatomia: sei qual artéria passa na região, em que plano, e onde o produto vai ficar.
- Resgate: hialuronidase na validade, material para aplicar e protocolo impresso na sala.
- Aspiração: sei fazer com mão estável e sei que o negativo não é garantia.
- Caso: uma região, volume conservador, pele íntegra, histórico conhecido.
- Recusa: lista escrita de quem adiar ou não tratar.
- Registro: termo assinado, fotos padronizadas, produto, lote, volume e plano anotados.
Onde esse preparo se treina
Ler sobre oclusão não ensina a mão a reconhecer o branqueamento discreto, nem a decidir quando parar. Na Pós Prática do Dr. Thiago Perfeito (médico, CRM-DF 23199, Medicina Estética e Regenerativa), o preenchimento começa no módulo B1 · Toxina e Preenchimento Essencial, que tem a segurança vascular como bloco central: mapa arterial, mecanismos de oclusão, protocolo de oclusão, conduta no comprometimento visual e hialuronidase. O que é estável chega antes, no pré-work gravado e obrigatório, com a anatomia do terço médio, a reologia do ácido hialurônico, a seleção do candidato e os dois segmentos de segurança vascular. O sábado presencial, na clínica INTI, em Brasília, separa a demonstração comentada (parte teórica) da execução supervisionada em paciente modelo (parte prática), com no máximo oito médicos por turma.

A grade completa dos módulos fica em Cursos. O Dr. Thiago não tem relação comercial com nenhum fabricante de preenchedor.
Síntese
O primeiro preenchimento começa antes da seringa: a artéria da região conhecida pelo nome e pelo plano, a hialuronidase na sala com o protocolo ensaiado, a aspiração feita sempre e lida pelo que ela é, uma única região de anatomia já estudada, a lista de recusa escrita e o registro completo. Com isso pronto, a técnica deixa de ser aposta. A Biblioteca reúne os textos de técnica por região.
Perguntas frequentes
O que estudar antes de fazer o primeiro preenchimento com ácido hialurônico?
A anatomia vascular da região que será tratada, o protocolo de oclusão com hialuronidase, os limites da aspiração, a seleção de um primeiro caso fácil e os critérios de recusa. A técnica de cada região vem depois desse preparo.
Por que começar pelo ácido hialurônico e não pelo bioestimulador?
Porque o ácido hialurônico pode ser degradado pela hialuronidase. A revisão sistemática de Hong e colaboradores (2025) recomenda o ácido hialurônico para quem está começando justamente por essa reversibilidade; bioestimuladores ficam para depois.
A aspiração negativa garante que a agulha está fora do vaso?
Não. Em modelo pressurizado e em coelhos, agulha de 30G preenchida com gel deu falso-negativo dentro do vaso (Moon et al., 2021), e a ponta da agulha se desloca em média 2,9 mm durante a aspiração (Lin et al., 2022). Na conduta do Dr. Thiago aspira-se sempre com preenchedor, somando alíquota pequena, injeção lenta e pressão baixa.
Com que frequência a aspiração dá positivo no preenchimento facial?
Em 0,69% das aspirações no estudo de Nikolis e colaboradores (2025), com 5.106 aspirações em 1.007 pacientes, mantendo o êmbolo puxado por pelo menos 5 segundos. A taxa variou de 0% a 6,72% entre os investigadores.
Qual região evitar no primeiro preenchimento?
Nariz, glabela e regiões de alto risco vascular ficam para depois, assim como têmpora, lábio e mandíbula sem supervisão. No estudo de Nishikawa e colaboradores (2023), todos os 13 casos de complicação no sulco nasogeniano foram vasculares, ligados ao trajeto da artéria facial.
O que precisa estar na sala antes do primeiro preenchimento?
Hialuronidase dentro da validade, em quantidade para uma oclusão, material para reconstituir e aplicar, protocolo impresso e um contato de referência para o cenário visual. As doses por cenário estão na página de dose de hialuronidase da Biblioteca.
Quem não deve receber preenchimento de um médico iniciante?
Paciente com infecção ativa na área, com preenchedor anterior desconhecido, com expectativa que o produto não alcança, gestante ou lactante, e quem pede região de alto risco. Material permanente anterior, como PMMA ou biopolímero, também fica fora do começo da prática.
Referências
- Kamrani P, Cox SE, Beleznay K, Humphrey S. From Bruising to Blindness: A Practical Guide to Identifying and Managing Hyaluronic Acid Filler Complications. Dermatol Surg. 2026 · PMID 42853707 · DOI 10.1097/DSS.0000000000005380
- Hong GW, Wan J, Yoon SE, Wong S, Yi KH. Conditions to Consider When Choosing Fillers. J Cosmet Dermatol. 2025;24(3):e70075 · PMID 40062708 · DOI 10.1111/jocd.70075
- Nishikawa A, Aikawa Y, Kono T. Current Status of Early Complications Caused by Hyaluronic Acid Fillers: Insights From a Descriptive, Observational Study of 41,775 Cases. Aesthet Surg J. 2023;43(8):893-904 · PMID 36840507 · DOI 10.1093/asj/sjad039
- Nikolis A, Metelitsa A, Avelar L, et al. Rates of Positive Aspiration Prior to Facial Hyaluronic Acid Filler Injections: Outcomes of a Multicenter, Cross-sectional Study. Aesthet Surg J. 2025;45(12):1285-1290 · PMID 40729512 · DOI 10.1093/asj/sjaf150
- Moon HJ, Lee W, Kim JS, Yang EJ, Sundaram H. Aspiration Revisited: Prospective Evaluation of a Physiologically Pressurized Model With Animal Correlation and Broader Applicability to Filler Complications. Aesthet Surg J. 2021;41(8):NP1073-NP1083 · PMID 33861847 · DOI 10.1093/asj/sjab194
- Lin F, Goodman GJ, Magnusson M, et al. Movement of the Syringe During Filler Aspiration: An Ultrasound Study. Aesthet Surg J. 2022;42(10):1109-1116 · PMID 35348575 · DOI 10.1093/asj/sjac032
- Kapoor KM, Murthy R, Hart SLA, et al. Factors influencing pre-injection aspiration for hyaluronic acid fillers: A systematic literature review and meta-analysis. Dermatol Ther. 2021;34(1):e14360 · PMID 33002269 · DOI 10.1111/dth.14360
- Kazin R, Bertucci V. Areas of High Risk and High Reward: Temple, Nose, Lip, and Jawline Filler. Dermatol Surg. 2026 · PMID 42878425 · DOI 10.1097/DSS.0000000000005394
Pós Prática em Medicina Estética Avançada
Formação médico-exclusiva: anatomia, ultrassom, complicações e prática supervisionada — sem atalhos.
Conhecer a formação →